IAB RS

logo

Por iniciativa do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul, a obra Teatro do Chat, apresentada em Porto Alegre durante a 6ª Bienal do Mercosul pelo coletivo argentino M7red, em 2007, deve voltar à cidade em caráter permanente. A formalização da parceria do IAB-RS com o M7red – formado pelos arquitetos e artistas Mauricio Corbalán e Pio Torroja – aconteceu no dia 19 de março, com a participação dos artistas, durante o evento de comemoração dos 60 anos do IAB/RS.
O Teatro do Chat, que será montado na sede do IAB-RS, Solar Conde de Porto Alegre, vai servir de plataforma para discussão e investigação sobre os temas urbanos e contemporâneos em Porto Alegre. O objetivo da diretoria do IAB-RS é disponibilizar à sociedade esta ferramenta em caráter permanente, permitindo a continuidade do processo iniciado durante a 6ª Bienal do Mercosul. O Teatro do Chat no IAB-RS será um espaço aberto para sediar e potencializar discussões sobre a cidade, seus conflitos e seu futuro, além de consolidar a instituição como referência para a discussão e a investigação urbana.
A iniciativa do IAB-RS foi realizada em parceria a Fundação Bienal do Mercosul, o M7red e o Het Blauwe Huis, coletivo de artistas da Holanda, apoiadores da iniciativa. O IAB-RS vai contar, ainda, com o envolvimento das Faculdades de Arquitetura de Porto Alegre nas discussões, criando linhas de pesquisa acadêmica com as faculdades parceiras.